15 March 2019 'Poluição do Ar' é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, que terá China como país-sede
Comunicado de imprensa

Nairóbi, 15 de março de 2019 – Hoje. o vice-ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China, Zhao Yingmin, e Joyce Msuya, diretora executiva interina da ONU Meio Ambiente, anunciaram que a China sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho de 2019, com o tema “poluição do ar”.

Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

A cidade sede do evento será Hangzhou, na província de Zhejiang. Porém, o governo chinês também se comprometeu a organizar as celebrações em várias partes do país.

O anúncio foi feito enquanto ministros do meio ambiente de todo o mundo participam do fórum ambiental de mais alto nível do mundo, a Quarta Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA), em Nairóbi, e após a publicação de um relatório de revisão sobre controle da poluição do ar em Pequim nos últimos 20 anos.

"A China será uma grande anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019. O país demonstrou liderança no combate à poluição do ar internamente e, agora, pode ajudar a estimular outras partes do mundo a agirem. A poluição do ar é um desafio global e urgente que afeta a todos. A China irá, agora, liderar o impulso e estimular a ação global para salvar milhões de vidas”, declarou Joyce Msuya.

O país asiático, com seu crescente setor de energias verdes, emergiu como um líder climático. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. Ao sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019, o governo chinês poderá mostrar sua inovação e avançar rumo a um ambiente mais limpo.

Segundo um novo relatório da ONU sobre poluição atmosférica na Ásia e no Pacífico, a implementação de 25 políticas voltadas para tecnologias poderia resultar na redução de 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e de 45% das emissões globais de metano, o que poderia impedir a elevação da temperatura global em até um terço de grau Celsius.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que acontece todos os anos, no dia 5 de junho, e é comemorado por milhares de comunidades em todo o mundo. Desde que foi instaurado, em 1972, se tornou a maior celebração do nosso meio ambiente.

Fatos sobre a poluição do ar:

  • 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo;
  • A poluição do ar custa à economia global US$ 5 trilhões por ano;
  • A poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.

 

NOTAS AOS EDITORES

Sobre a ONU Meio Ambiente

A ONU Meio Ambiente é a principal voz global em temas ambientais. Ela promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. A ONU Meio Ambiente trabalha com governos, com o setor privado, com a sociedade civil e com outras instituições das Nações Unidas e organizações internacionais pelo mundo.

Para imprensa

Flora Pereira, Gerente de Comunicação da ONU Meio Ambiente no Brasil, [email protected].

Noticias recientes
Comunicado de prensa

En vísperas del Día Internacional del Aire Limpio por un cielo azul de este año, la Coalición por el Clima y el Aire Limpio (CCAC) ha desarrollado...

Comunicado de prensa

París, 11 de octubre de 2023. Los esfuerzos decisivos y de gran alcance para reducir las emisiones de metano procedentes de la producción y el uso...